quinta-feira, 29 de julho de 2010

0013 - Kenya (1957) - Machito

Francisco Raúl Gutiérrez Grillo ou Machito, filho de manufatureiros de charutos, nasceu em Havana, Cuba. Reponsável por dois grandes feitos: Introduzir arranjos de Jazz americano na música cubana e inigualável tocador de "maracas". É meu amigo, maracas! Eu não sabia que era um instrumento tão importante assim, aliás, para um "chocalho incrementado", deve ter gasto horas de estudo.

Kenya, pelo seu nome, album lançado em 1957, não poderia ter algo diferente de ritmos cubanos/africanos e pitadas de Jazz. Este disco definitivamente foi lançado para ser trilha sonora do James Bond. É incrível como me lembra cenas de perseguições. Ouça e comprove!

Link e capa bizarra:
http://nobrasil.org/0013-machito-kenya/


A dica da vez será mostrar o que é uma "maraca" e que se comprada e levada para um pagodinho, você vai tirar onda.



Boas maracadas por ai!

domingo, 25 de julho de 2010

0012 - Birth Of The Cool (1957) - Miles Davis

Miles Dewey Davis Jr, natural de Santa Monica, Califórnia, foi um dos mais famosos e influentes músicos do Jazz norte-americano. Esta figura caricata, como compositor e trompetista, teve sua carreira marcada entre os anos 50 e 90. Esteve na vanguarda de quase todos os desenvolvimentos e ramicações do Jazz.

Birth Of The Cool, gravado em 49, teve seu lugar de destaque por influenciar todos os demais álbuns seguintes do estilo "Cool Jazz". Foi considerado uma renovação para época pela quantidade de instrumentos diferentes utilizados.

Eu ouço esse disco e tenho a ligeira impressão de ouvir o sexteto do Jô Soares, e o melhor, sem os batuques horrorosos do Gordo. Eu não gosto de falar sobre Jazz, não gosto de falar de albuns que não tenham voz, portanto não vou me estender.

Capa e Link para download do álbum:
http://nobrasil.org/0012-miles-davis-birth-of-the-cool/


Dica: Se você quiser colocar uma trilha sonora em vídeos antigos preto e branco, este é o disco. Difícil será alguém querer fazer isto.

Chega!